Instituto Maurício de Nassau

28 de Novembro de 2013
Autor admin - Postado em Economia, Pesquisa |

Queda na expectativa de consumo em novembro

Nem mesmo a chegada do 13º salário parece ter animado o consumidor. Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN) revela que a intenção de compra de bens duráveis teve uma queda no mês de novembro de 2013. Em comparação aos anos anteriores, novembro teve o pior desempenho dos últimos três anos, com 0,8% a menos que em 2012 e 0,7% menor que em 2011. Tal fato vai contra a expectativa de crescimento das vendas no último trimestre do ano.

Segundo dados do levantamento, os principais responsáveis pelo recuo são os setores de eletrodomésticos e veículos, com -16%. Eletrônicos e móveis apresentaram retração de -10% e -5%, respectivamente. Já o segmento da informática, apresentou um crescimento de 12%, e o de bem não duráveis, como roupas e calçados, apresentam resultado parecido ao do ano passado. A demanda aumenta com a chegada de datas comemorativas e apresenta diminuição nos períodos posteriores a essas datas.

A pesquisa revela, ainda, que a forma de pagamento preferida entre os consumidores recifenses na compra de bens duráveis no mês de novembro é a compra à vista. As compras a prazo tendem a ser realizadas de forma mais frequente no prazo de 10 meses. No entanto, as compras em até seis meses representam 69,4% das intenções.

Deixe seu comentário!

As opiniões postadas neste blog não refletem necessariamente a posição deste Instituto.

Copyright © Núcleo de Tecnologia da Informação - ESBJ

Recife

Endereço: Rua Manoel Caetano, 132, Derby, Recife-PE - CEP.: 52010-220
Contato: 3413-4611

Uma instituição do Grupo Ser Educacional